Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia, uma abordagem estratégica, um “estilo de vida” para as empresas. Essa metodologia faz uso do Marketing Digital e vai além do universo online, se estendendo a eventos, atendimento, suporte ao cliente e muito mais!

Com toda informação na palma das mãos, os consumidores estão mais exigentes. Eles se cansam facilmente de interrupções comerciais no meio de seu programa de televisão favorito e não querem mais suas caixas de e-mails lotadas de mensagens vendedoras que nunca pediram para receber.

A concorrência também está cada vez mais forte. Todos os dias surgem novos negócios no mercado oferecendo a mesma solução que a empresa em que você trabalha ou de que é dona(o) oferece — mas com algum diferencial.

Como acompanhar essa mudança? Como atingir as pessoas que realmente vão se interessar por nosso negócio e solução? Apenas estar dentro do mundo digital já não é mais suficiente. É preciso ter uma abordagem estratégica por trás das mídias sociais e sites, é preciso entregar valor e tornar mais simples a vida das pessoas, para isso existe o Inbound Marketing.

Imagine a seguinte situação: sua chefe diz que você terá que fazer um evento interno para comemorar que a empresa bateu a meta de vendas. Nesse evento haverá 100 pessoas. E essas são as únicas informações que ela lhe passa. Imagine também que você não sabe nada sobre organizar um evento. E agora?

Depois de se desesperar, você começa a pensar em como fará isso. Resolve procurar no Google algo sobre como organizar eventos corporativos internos. Logo que aperta a tecla ENTER aparecem três ou quatro empresas com seus anúncios no topo.

“Fazemos todo tipo de evento, do corporativo até festa infantil” diz o primeiro anúncio. “Coxinhas, bolinha de queijo… tudo para sua festa” diz o segundo. “A melhor empresa de eventos! 20% de desconto só essa semana!” está escrito no terceiro anúncio.

Nenhuma dessas opções lhe interessa, pois nesse momento você não está pensando em contratar uma empresa para isso. Você nem sabe se precisa de uma empresa para isso. Você só quer respostas sobre qual pode ser o primeiro passo a tomar.

Após os anúncios, aparecem os resultados orgânicos. O primeiro resultado orgânico é um post de blog com o título “Do 0 a um evento! Descubra o passo a passo para fazer um bom evento em sua empresa”. Isso soa como uma solução para seu problema, então você clica e lê a publicação. As dicas foram úteis! Agora você sabe por onde começar, o que fazer e se faz sentido ou não procurar uma empresa para cuidar do evento nesse momento.
Percebeu a diferença? Os anúncios aparecem bombardeando sua tela, falando sobre “a melhor empresa de eventos” (de que você nunca ouviu falar), sobre salgadinhos e descontos. E tudo o que você precisava naquele momento era de uma ajuda, uma luz, uma resolução para sua dúvida sobre como criar um evento (e não saber sobre coxinhas e bolinhas de queijo).

Já o post de blog solucionou essa dúvida, lhe apresentou uma solução para seu problema. É muito provável que esse post sozinho não seja o suficiente para você descobrir como montar um evento completo, mas trouxe muitas informações úteis para você pelo menos começar a entender melhor do assunto e saber por onde começar.

Esse post com muitas informações úteis e conteúdo pouco vendedor é Inbound Marketing! Veja bem, de quem você vai lembrar (positivamente) mais tarde? Das empresas dos anúncios, que só tentaram se autopromover, ou da empresa do post de blog que realmente nos auxiliou? A segunda opção é a mais provável.

Na agência 360 Zeal temos uma equipe capacitada para trazem essa poderosa estratégia para sua empresa. Converse conosco AGORA e saiba como podemos ajudar sua empresa a aumentar seus resultados na internet.